O G.R.C., Grande Revolução Científica, é um projeto que visa mostrar a importância da Física Moderna, Quântica ou Radioatividade que de tão pouco divulgadas causam arrepios quando citadas aos mais leigos. Entre nesse mundo, aprenda e se puder contribuir com algo, deixe seu comentário ou nos mande um e-mail: projetogrc@gmail.com.

sábado, 18 de abril de 2009

Marie Curie e a Radioatividade

A Radioatiatividade é pouco conhecida pelas pessoas. Sua descobridora também é: Marie Curie.

Afinal, o que é Radioatividade? Para que serve? A Radioatividade é a qualidade que alguns elementos químicos têm de emitir a radiação por possuírem números atômicos muito grandes. Por isso, desintegram-se, formando outros elementos químicos. Mas o trabalho com elementos radioativos é muito perigoso. E estes podem trazer várias doenças - cânceres, úlceras, queimaduras, náuseas - ou mesmo levar à morte.

Marie Curie teve de lutar contra muitos obstáculos, comuns àqueles que trabalham com pesquisa, e contra todos que acreditavam que uma mulher não podia ser cientista. Seu marido, Pierre Curie, sempre a ajudou e, juntos, ganharam o Prêmio Nobel de Física. Mais tarde, ela ganhou o Prêmio Nobel de Química e foi a primeira mulher a ter fama mundial e ser respeitada no mundo da ciência.

Esta cientista descobriu um elemento radioativo chamado rádio e trabalhou com o polônio - este nome é em homenagem à sua terra natal - obtendo-o em forma pura. A partir de Marie Curie, sabemos e obtemos a energia nuclear, que pode abastecer as casas de várias pessoas. O que poucos sabem é que a radiação é muito perigosa, inclusive, na época de descobrimento desta atividade, início do século XX, as pessoas ficaram fascinadas pelo seu brilho próprio, produzindo até sabonetes e cremes faciais, pensando que eram curadores de doenças.

Sua contribuição foi possível até os 67 anos, quando morreu. Porém, seu nome ilustrará para sempre a galeria dos grandes cientistas internacionalmente conhecidos. Seu exemplo foi importantíssimo também para que as mulheres fossem mais respeitadas no mundo do trabalho.

Yuri, aluno da 3ªE.
Quer ver sua redação sobre o assunto aqui também? Alguma correção? Mande para nosso e-mail! projetogrc@gmail.com.

Um comentário:

Paulo Roberto disse...

Parabéns Yuri pela sua iniciativa. Contamos com todos para deixarmos nosso blog ainda mais informativo.
Paulo Roberto