O G.R.C., Grande Revolução Científica, é um projeto que visa mostrar a importância da Física Moderna, Quântica ou Radioatividade que de tão pouco divulgadas causam arrepios quando citadas aos mais leigos. Entre nesse mundo, aprenda e se puder contribuir com algo, deixe seu comentário ou nos mande um e-mail: projetogrc@gmail.com.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Einstein e a Relatividade

O que é a Teoria da Relatividade? Muitas pessoas não sabem o que postula essa teoria! Agora, se perguntarmos quem foi Albert Einstein, todos saberão, mas poucos vão citar, de fato, a teoria por ele proposta, que várias mudanças provocou no mundo da Física, causando grande impacto.

Einstein foi realmente o "cara" da Física. Ele trouxe novos ramos para esta ciência: Mecância Quântica e a Teoria da Relatividade. Propôs que poderíamos viajar para o futuro e passado. Já pensou? Seria fascinante! Imaginou que, se chegarmos próximo à velocidade da luz, que é altíssima (300.000 Km/s), a massa aumenta, o tempo atrasa e o nosso tamanho diminui. Pensando nisso, vêm aquelas perguntas: Ele era maluco? De outro mundo? Foi graças a Einstein e a muitos outros cientistas que podemos compreender as "coisas estranhas" que ocorrem em nosso planeta. Einstein teve grande importância no estudo do efeito fotoelétrico. Tal efeito é, basicamente, quando as partículas da luz são absorvidas por alguns materiais (o cabo elétrico que contém no circuito elétrico de sua casa) e isso pode ocorrer nos satélites, onde as células solares usam este efeito para transformar a luz solar em eletricidade.

Com esses estudos do efeito fotoelétrico, Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1921. Mas por que ele não ganhara o Prêmio Nobel de Física com os estudos da Teoria da Relatividade? Esses estudos não são tão engenhosos e impactantes como o efeito fotoelétrico? Na verdade, surgiu uma suspeita que a entrega "errada" - não que ele não seja merecedor deste prêmio - do prêmio seria a pressão que cientistas antissemitas fizeram, já que Einstein era defensor dos Judeus.

Einstein é lembrado até hoje, pois postulou uma realidade jamais conhecida ou datada. Já se sabe hoje que a ideia de que a massa aumenta com velocidades altíssimas é verídica, pois é o que acontece com as partículas - prótons, neutrons e elétrons - quando inseridas em aceleradores de partículas.

Einstein nunca será esquecido pela grande importância que deixou no mundo da física, seus postulados são seguidos até hoje e fundamentais para a ciência.


Yuri, aluno da 3ªE.
Quer ver sua redação sobre o assunto aqui também? Alguma correção? Mande para nosso e-mail! projetogrc@gmail.com.

Um comentário:

Paulo Roberto disse...

Mais uma vez, parabéns pelas suas colaborações. Continue colaborando!!
Façam como o Yuri, contribuam com o nosso blog.
Paulo Roberto